ENTENDA O FUNCIONAMENTO DE UMA MAQUINA DE COSTURA

Introdução


A máquina de costura elétrica padrão é um aparelho de tecnologia incrível

Sem as máquinas de costura, o mundo seria bem diferente. Assim como o automóvel, a descaroçadora de algodão e muitas outras invenções dos últimos 300 anos, a máquina de costura transforma uma tarefa complicada e demorada em algo rápido e simples. Com a invenção da máquina de costura mecanizada, os fabricantes puderam começar a produzir um grande número de roupas de alta qualidade a um preço mínimo. Devido a essa tecnologia, muitas pessoas podem hoje comprar roupas de alta qualidade e acabamento a um preço razoável, o que era considerado um luxo há duzentos anos.

Neste artigo, vamos conhecer essa máquina maravilhosa que torna tudo isso possível. O mecanismo automático de uma máquina de costura é incrivelmente simples, embora o maquinário que faz o seu acionamento seja bastante elaborado, baseando-se em um conjunto de engrenagens, polias e motores. Ao examiná-la, veremos que a máquina de costura está entre as ferramentas mais elegantes e engenhosas que já foram criadas.

As máquinas de costura de certa forma se assemelham aos carros: há centenas de modelos no mercado, que variam em muito em termos de preço e desempenho. Por um lado, temos modelos convencionais, sem muitos acessório, ideais para o uso doméstico ocasional e, por outro lado temos as sofisticadas máquinas indústriais, que são conectadas a um computador. Há uma série de máquinas à disposição das indústrias têxteis, incluindo modelos de última geração desenvolvidos especificamente para costurar um determinado produto.

No entanto, assim como os carros, a maioria das máquinas de costura é fabricada a partir de uma idéia básica: enquanto o centro de um carro é o motor de combustão interna, o da máquina de costura é o sistema de ponto entrelaçado.

O ponto entrelaçado

A costura com ponto entrelaçado é muito diferente da costura comum feita à mão. No ponto simples feito à mão, um pedaço de linha é preso ao pequeno olhal de uma agulha. A costureira passa com a agulha e a linha presa em dois pedaços de tecido, de um lado para o outro, várias vezes. Dessa forma, a agulha direciona a linha para dentro e para fora dos pedaços de tecido, unindo-os.

Embora esse processo seja fácil o bastante para ser feito à mão, é extremamente difícil de ser realizado por uam máquina. A máquina teria que soltar a agulha após ela passar de um lado do tecido para outro. Em seguida, ela teria que puxar o pedaço da linha solta através do tecido, virar a agulha e fazer tudo ao contrário. Esse processo é muito complicado para uma máquina simples, e mesmo à mão ele só funciona para pequenos pedaços de linha.

As máquinas de costura passam somente parte da agulha pelo tecido. Na agulha de uma máquina de costura, o olhal localiza-se logo após sua ponta e não no final.

A agulha é presa à barra de agulhas, que é movimentada para cima e para baixo pelo motor através de uma série de engrenagens e cames.

Quando o ponto passa pelo tecido, ele puxa uma pequeno laço da linha de um lado para outro. Um mecanismo abaixo do tecido prende esse laço e o entrelaça em outro pedaço da linha ou em outro laço no mesmo pedaço de linha.

O ponto entrelaçado é o centro de uma máquina de costura, e existem diversos tipos diferentes de pontos entrelaçados, cada um funcionando de forma um pouco diferente.

Ponto trança e ponto cadeia
O ponto entrelaçado mais simples é o ponto cadeia. Para costurar um ponto cadeia, a máquina de costura entrelaça um único pedaço de linha nela mesma. Você pode ver como funciona uma versão desse ponto no diagrama abaixo.









O tecido, que está sobre uma placa de metal abaixo da agulha, é pressionado por um calcador. No começo de cada ponto, a agulha puxa um laço da linha através do tecido. Um mecanismo entrelaçador, que se desloca em sincronia com a agulha, prende esse laço antes que a agulha voltea subir. Assim que a agulha tiver saído do tecido, o mecanismo de alimentação puxa o tecido para frente.

Quando a agulha entrar novamente no tecido, o novo laço da linha irá passar através do laço anterior. O entrelaçador prende a linha de novo e entrelaça-a em torno do próximo laço. Dessa forma, cada volta da linha mantém a próxima no lugar.

A principal vantagem do ponto cadeia é que ele pode ser costurado muito rapidamente. Entretanto, ele não é muito firme, já que toda a costura pode ser desfeita se uma ponta da linha se soltar. A maioria das máquinas de costura usa um ponto mais forte chamado de ponto trança. Você pode ver como funciona o mecanismo do ponto trança na animação abaixo