Os dez mandamentos da produção.

Para que se possa produzir de forma plena e eficiente, existem regras que precisam ser seguidas. A principal delas é ter um abastecimento total, ou seja, entrar o serviço, no grupo de produção acompanhado de todos os aviamentos, fato este que permitirá uma seqüência sem interrupções no processo produtivo. Conheça os principais mandamentos a serem observados para se obter uma produção satisfatória e procure enquadrar a sua empresa dentro deles, pois certamente o resultado será bastante satisfatório.

1 - Abastecimento pleno
O abastecimento total é seguramente essencial para que sua produção não pare por falta de um determinado produto. O tempo de parada significa prejuízo e conseqüentemente o valor final do produto será alterado. Uma medida bastante eficiente é a criação de um Kanban.

2 - Fluxo de mercadoria
Depois de bem abastecido através do Kanban o segundo passo é criar um fluxo da mercadoria. Esse fluxo poderá ser criado com uma receita de fabricação perfeita que permitirá o equilíbrio da diferença dos tempos padrões das operações. Note bem que não estamos falando de capacidade de máquina, mas sim do fluxo de mercadoria. O balanceamento deverá ocorrer em função da meta de produção.

3 - Rítmo das operadoras
Evidentemente só alcançaremos as metas desejadas quando houver ritmo das operadoras, mas para que isto aconteça, será preciso que as operações sejam feitas nos tempos pré-estabelecidos.
4 - Equilíbrio dos tempos padrões das operaçõe
Se não trabalharmos essa diferença não atingiremos metas, pois cada operação tem um grau de dificuldade diferente, sendo assim, a carga de minutos para cada uma também passa à ser diferente. Esse equilíbrio deve ser rigorosamente monitorado pela liderança para que não corramos o risco de sermos eficazes sem sermos eficientes.

5 - Encarar cada grupo como se fosse uma fábrica
A independência do grupo de trabalho é fundamental para que possamos ter bons resultados, pois permite um controle mais apurado, motiva as pessoas, faz crescer o grau de responsabilidade dos elementos do grupo e acima de tudo, dá condição ao líder de conhecer e aproveitar melhor o potencial de cada elemento desse grupo.

6 - Controlar a produção por hora
Tão importante quanto programar e planejar uma produção é o seu controle no decorrer do período. O controle para ser eficiente deverá ser analisado num período curto de espaço de tempo. Sugerimos que a cada sessenta minutos essa informação venha à tona para que o líder possa tomar as decisões de acordo com a variação desses resultados.

7- Corrigir qualquer desvio quando necessário
Fazer uma marcação de produção só por fazer não tem sentido. Portanto o grande negócio é ter atitudes quando existem desvios nos resultados. O líder deverá entrar em ação quando um período não apresentar números satisfatórios, pois caso contrário cumprir ou não as metas seria a mesma coisa.

8 - Transparecer os resultados comprometento o pessoal
A motivação da equipe de trabalho é a base sustentadora para que os resultados sejam atingidos com sucesso. Sendo assim, não podemos falar em motivação sem sermos claros em relação ao “poder fazer” e realmente “o que se está fazendo”. Os elementos da equipe de trabalho deverão estar acompanhando os resultados para só assim perceberem a importância do seu trabalho(base da motivação).

9 - Não admitir retrabalho-encarar erros como acidente
Toda vez que admitirmos um erro, ele acontecerá! O erro pode até acontecer, mas deverá ser encarado como acidente. A má qualidade é a maior inimiga da produção. Só tem produção quem tem qualidade. O tempo de fazer bem feito é o mesmo de se fazer com defeito, é só uma questão de capricho! Portanto não gastar tempo em desmanchar e refazer poderá dar uma condição de melhor aproveitamento de tempo.


10 - Buscar soluções do cotidiano com a participação do pessoa
Toda vez que um líder der chance ao seu subordinado de participar das decisões, ele estará fazendo crescer dentro desse funcionário uma sensação forte de importância do seu trabalho. Esse fato contribuirá para motivá-lo fortemente, pois as grandes soluções para os problemas da produção vêem do piso de fábrica.






Fonte: http://www.cidamolds.com.br/