Regulagens que podem ser feitas na overlock e galoneira

Regulagens que podem ser feitas na overlock e galoneira



- Tensão das linhas: essa regulagem permite soltar ou apertar as linhas da agulha e dos loopers

- Tensão do pé calcador: essa regulagem permite tirar ou dar pressão no pé calcador de acordo com a espessura do tecido que será costurado. Quanto mais fino for o tecido, mais pressão deve ser dada no pé calcador e quanto mais grosso for o tecido (ou várias camadas de tecido) menos pressão deve ter no pé calcador. Outro problema que pode ocorrer é que o tecido pode ficar marcado se o pé calcador estiver com muita pressão.

- Posição do diferencial: essa regulagem permite ajustar a aparência da costura realizada que pode ficar esticada (ondulada) ou franzida (tecido plano com trama bem fechada). Geralmente, o diferencial fica centralizado. Se for baixado, tende a franzir o tecido e se for levantado, tende a esticar o tecido.

- Tamanho (comprimento do ponto): permite definir a quantidade de pontos por centímetro, por exemplo: quanto menor o espaçamento entre os pontos, mais elástica fica a costura, logo podemos dizer que quanto mais elasticidade tiver o tecido, menor deve ser o tamanho do ponto.
Regulagens que podem ser feitas na reta

- Tensão da linha da agulha: essa regulagem permite soltar ou apertar a linha da agulha conforme o tecido que será costurado (linha de cima)

- Tensão da linha da bobina: essa regulagem permite soltar ou apertar a linha da bobina conforme o tecido será costurado (linha de baixo).

Trecho retirado da apostila da Professora Renata Lodi. Todos os nossos agradecimentos a quem colabora com este blog.